sábado, 23 de agosto de 2008

Mudanças Climáticas - Fundação O Boticário

A Fundação O Boticário criou um filme muito bem elaborado sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo no planeta. O filme é de 2007 e explica as descobertas, que o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), divulgou sobre o clima no começo do mesmo ano. Ele também aborda os riscos que a fauna e a flora sofrem com tais alterações climáticas, e também indica soluções para minimizar o impacto do clima sobre o meio ambiente.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Região Sudeste: Minas Gerais - pareceristas para os processos de licenciamento e regularização ambiental

Conforme mencionado na postagem do dia 08 de Agosto, durante os meses de Agosto e Setembro, iremos postar materias sobre a questão ambiental nas cinco regiões brasileiras. Vamos iniciar esse grupo de postagens com uma notícia de oportunidade de trabalho para quem pretende atuar ou atua na área ambiental no estado de Minas Gerais.
O Sistema Estadual do Meio Ambiente (SISEMA), abriu um edital para cadastramento de pareceristas(profissionais especializados que posssam emitir pareceres) em processos de licenciamento e regularização ambiental .
Para conferir o edital basta entrar no site do Semad - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Consumo consciente no escritório

O provérbio que diz que o escritório é o nosso segundo lar, não deixa de ser verdade. Passamos metade de um dia executando atividades em nosso ambiente de trabalho, então porque não economizar recursos energéticos neste ambiente?
Seguem algumas dicas para realizar o consumo consciente inclusive no ambiente de trabalho.

Quando estiver usando o computador:

  • Configure o computador para o modo de espera, assim ele economizará energia, enquanto você estiver dando uma saidinha;
  • Sempre que se ausentar, apague o monitor. Ele gasta 80% de toda a energia consumida por um computador;
  • Quando for retornar para o seu lar, desligue por completo o computador.

Quando for tirar cópias ou for imprimir:

  • Sempre que possível, utilize a frente e o verso do papel ao tirar cópias;
  • A mesma afirmação vale para quando for imprimir algo;
  • Antes de imprimir, revise o texto.


Uma pessoa gasta diariamente 30 folhas de papel em atividades de cópia e impressão.


Quando for beber água / bebedouro:

  • Use o mesmo copinho de plástico o dia inteiro;
  • Se possível traga o seu próprio copo de casa.

Uma pessoa gasta em média 690 copos de plástico por ano.


Quando for utilizar o elevador:

  • Se for subir apenas um andar ou descer dois, utilize as escadas. Além de economizar energia, você estará melhorando a saúde executando uma atividade física.

Iluminação:

  • Aproveite ao máximo a luz do sol;
  • Desligue os interruptores ao sair de algum ambiente.

Fonte: MMA - AP3.


Créditos da foto: http://zoobizarro.blogspot.com/

REDEBAMBU - Rede de pesquisa do bambu é criada

CNPq lança chamada para Redebambu, que apoiará projetos de difusão de conhecimento ambiental e de tecnologias de utilização na construção civil, na indústria de móveis e em artefatos

Um mercado ainda pouco explorado no Brasil, mas com grande aplicação econômica em diversos países, ganha um impulso com a criação da Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Bambu (Redebambu/BR).

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoiará projetos de pesquisa e desenvolvimento que busquem a inovação e a difusão de conhecimento ambiental e de tecnologias de utilização dos bambus nos setores da construção civil, da indústria de móveis e de outros artefatos.

China, Índia, Colômbia e Equador são alguns países que têm desenvolvido tecnologias para o aproveitamento do bambu na construção civil, no artesanato e na alimentação humana e animal. O território brasileiro abriga grande diversidade de gêneros e de espécies de bambus, muitos deles não encontrados em nenhuma outra parte, e tem no Acre uma das maiores florestas contínuas de bambu nativo no mundo.

Apenas na costa da Bahia, na região da Mata Atlântica, foram encontrados 22 gêneros e 62 espécies de bambus. Essa diversidade está ameaçada de extinção pela ocupação desordenada do espaço, a expansão da lavoura cacaueira e a retirada ilegal de madeira.

Segundo o CNPq, as propostas aprovadas para a Redebambu serão financiadas com recursos de até R$ 1,8 milhão. Podem concorrer pesquisadores, professores e especialistas com vínculo empregatício com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados.

Propostas devem ser enviadas até 22 de setembro, exclusivamente pelo formulário de propostas on-line, disponível em www.cnpq.br/formularios/index.htm. Mais informações sobre a chamada: www.cnpq.br/editais/ct/2008/025.htm

Fonte: Agência FAPESP

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Objetivos do milênio para o meio ambiente


"Cerca de um bilhão de pessoas no planeta não têm acesso à água potável. Ao longo da década de 1990, no entanto, quase o mesmo número de pessoas ganhou o acesso à água e ao saneamento básico. A água e o saneamento são dois fatores ambientais básicos para a qualidade da vida humana. Junto com as florestas, as fontes energéticas, o ar e a biodiversidade, compõem o amplo leque de recursos naturais de que dispomos e de cuja proteção dependemos nós e todas as demais formas de vida do planeta. Sem a adoção de políticas e programas ambientais, nada se conserva em grande escala, assim como sem a posse segura de suas terras e habitações, poucos se dedicarão à conquista de condições mais limpas e sadias para o seu próprio entorno."

No Brasil, as ojetivos do milênio para a área ambiental são: integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais até 2015; reduzir à metade, até 2015, a proporção sem acesso sustentável à água potáve segura; até 2020, ter alcançado uma melhora significativa nas vidas de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados.



Fonte: Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade - ORBIS. Indicadores do Milênio no Estado do Paraná 2007. Curitiba: 2007, p. 5 e 28.

Os 8 objetivos do milênio

A Ong espanhola Madre Coraje desenvolveu uma animação que retrata bem a realidade social do ano 3000 a.C., só que numa perspectiva bem atual.




No ano 2000, a Cúpula do Milênio, estabeleceu a Declaração do Milênio, assinada por 189 países, tendo o objetivo principal a eliminação da fome e da extrema pobreza no planeta. Na Declaração do Milênio foram estabelecidos 8 objetivos do milênio, bem fáceis de alcançar, basta cada um fazer a sua parte.