sexta-feira, 22 de abril de 2011

Oportunidades financiamento projetos de fauna e áreas úmidas

O US Fish and Wildlife Service aceita até o próximo dia 1º de maio propostas de projetos de conservação da biodiversidade em duas linhas: Populações de anfíbios emdeclí nio e animais criticamente ameaçados.

As espécies devem estar listadas como criticamente ameaçadas ou ameaçadas segundo os critérios da IUCN.
Espécies com insuficiência de dados também podem ser abordadas caso se comprove a necessidade de ações de conservação.
As propostas podem ainda envolver espécies categorizadas como extintas caso se almeje a sua reintrodução.

Maiores informações podem ser obtidas em www.fws.gov/international/DIC/global/amphibians.html e www.fws.gov/international/DIC/global/critically_endangered_animals_conservationfund.html .


Já o Fundo de Pequenos Projetos da Convenção de Ramsar aceita até o próximo dia 30 de abril pré-projetos que auxiliem países em desenvolvimento a implementar a convenção e fortalecer a conservação e o uso racional dos recursos de áreas úmidas que apresentem acentuada dimensão humana e social.

Outras informações podem ser encontradas em www.ramsar.org/cda/en/ramsar-activities-grants-rsgf/main/ramsar/1-63-68-159_4000_0__ .

Casa ecologicamente eficiente - PROCEL

Recentemente, o Procel Info divulgou quatro novas publicações sobre bioclimatologia e desempenho térmico; consumo e geração de energia; uso racional de água e simulação computacional do desempenho termo-energético da Casa Eficiente, projeto desenvolvido para realização de pesquisas e demonstrações em eficiência energética. A Casa Eficiente, que é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina, a Eletrosul e a Eletrobras, durante dois anos funcionou como laboratório, possibilitando pesquisas de doutorado, mestrado e iniciação científica, e centro de visitação, expondo novas referências de consumo racional e eficiente de energia.

A publicação de Volume 1, aborda o desempenho térmico da Casa Eficiente a partir de um monitoramento das estratégias recomendáveis para Florianópolis como ventilação mecânica e uso de telhado vegetado. O Volume 2, apresenta estudos sobre consumo e geração de energia na casa e revela que a energia solar apresenta um grande potencial de utilização em residências no Brasil, seja para geração, seja para aquecimento de água. No Volume 3, as estratégias de uso racional de água são relatadas, com ênfase em sistemas de aproveitamento de água da chuva, e no Volume 4, todas as simulações computacionais feitas, tanto na fase de projeto, quanto após a construção da casa, são apresentadas e possibilitam análises mais detalhadas sobre o desempenho termo-energético da Casa Eficiente.

Fonte: Procel