sábado, 23 de agosto de 2008
Mudanças Climáticas - Fundação O Boticário
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Região Sudeste: Minas Gerais - pareceristas para os processos de licenciamento e regularização ambiental
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Consumo consciente no escritório
Quando estiver usando o computador:
- Configure o computador para o modo de espera, assim ele economizará energia, enquanto você estiver dando uma saidinha;
- Sempre que se ausentar, apague o monitor. Ele gasta 80% de toda a energia consumida por um computador;
- Quando for retornar para o seu lar, desligue por completo o computador.
Quando for tirar cópias ou for imprimir:
- Sempre que possível, utilize a frente e o verso do papel ao tirar cópias;
- A mesma afirmação vale para quando for imprimir algo;
- Antes de imprimir, revise o texto.
Uma pessoa gasta diariamente 30 folhas de papel em atividades de cópia e impressão.
Quando for beber água / bebedouro:
- Use o mesmo copinho de plástico o dia inteiro;
- Se possível traga o seu próprio copo de casa.
Uma pessoa gasta em média 690 copos de plástico por ano.
Quando for utilizar o elevador:
- Se for subir apenas um andar ou descer dois, utilize as escadas. Além de economizar energia, você estará melhorando a saúde executando uma atividade física.
Iluminação:
- Aproveite ao máximo a luz do sol;
- Desligue os interruptores ao sair de algum ambiente.
Fonte: MMA - AP3.
Créditos da foto: http://zoobizarro.blogspot.com/
REDEBAMBU - Rede de pesquisa do bambu é criada
Um mercado ainda pouco explorado no Brasil, mas com grande aplicação econômica em diversos países, ganha um impulso com a criação da Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Bambu (Redebambu/BR).
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoiará projetos de pesquisa e desenvolvimento que busquem a inovação e a difusão de conhecimento ambiental e de tecnologias de utilização dos bambus nos setores da construção civil, da indústria de móveis e de outros artefatos.
China, Índia, Colômbia e Equador são alguns países que têm desenvolvido tecnologias para o aproveitamento do bambu na construção civil, no artesanato e na alimentação humana e animal. O território brasileiro abriga grande diversidade de gêneros e de espécies de bambus, muitos deles não encontrados em nenhuma outra parte, e tem no Acre uma das maiores florestas contínuas de bambu nativo no mundo.
Apenas na costa da Bahia, na região da Mata Atlântica, foram encontrados 22 gêneros e 62 espécies de bambus. Essa diversidade está ameaçada de extinção pela ocupação desordenada do espaço, a expansão da lavoura cacaueira e a retirada ilegal de madeira.
Segundo o CNPq, as propostas aprovadas para a Redebambu serão financiadas com recursos de até R$ 1,8 milhão. Podem concorrer pesquisadores, professores e especialistas com vínculo empregatício com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados.
Propostas devem ser enviadas até 22 de setembro, exclusivamente pelo formulário de propostas on-line, disponível em www.cnpq.br/formularios/index.htm. Mais informações sobre a chamada: www.cnpq.br/editais/ct/2008/025.htm
Fonte: Agência FAPESP
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Objetivos do milênio para o meio ambiente
"Cerca de um bilhão de pessoas no planeta não têm acesso à água potável. Ao longo da década de 1990, no entanto, quase o mesmo número de pessoas ganhou o acesso à água e ao saneamento básico. A água e o saneamento são dois fatores ambientais básicos para a qualidade da vida humana. Junto com as florestas, as fontes energéticas, o ar e a biodiversidade, compõem o amplo leque de recursos naturais de que dispomos e de cuja proteção dependemos nós e todas as demais formas de vida do planeta. Sem a adoção de políticas e programas ambientais, nada se conserva em grande escala, assim como sem a posse segura de suas terras e habitações, poucos se dedicarão à conquista de condições mais limpas e sadias para o seu próprio entorno."
Fonte: Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade - ORBIS. Indicadores do Milênio no Estado do Paraná 2007. Curitiba: 2007, p. 5 e 28.
Os 8 objetivos do milênio
No ano 2000, a Cúpula do Milênio, estabeleceu a Declaração do Milênio, assinada por 189 países, tendo o objetivo principal a eliminação da fome e da extrema pobreza no planeta. Na Declaração do Milênio foram estabelecidos 8 objetivos do milênio, bem fáceis de alcançar, basta cada um fazer a sua parte.