quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Objetivos do milênio para o meio ambiente


"Cerca de um bilhão de pessoas no planeta não têm acesso à água potável. Ao longo da década de 1990, no entanto, quase o mesmo número de pessoas ganhou o acesso à água e ao saneamento básico. A água e o saneamento são dois fatores ambientais básicos para a qualidade da vida humana. Junto com as florestas, as fontes energéticas, o ar e a biodiversidade, compõem o amplo leque de recursos naturais de que dispomos e de cuja proteção dependemos nós e todas as demais formas de vida do planeta. Sem a adoção de políticas e programas ambientais, nada se conserva em grande escala, assim como sem a posse segura de suas terras e habitações, poucos se dedicarão à conquista de condições mais limpas e sadias para o seu próprio entorno."

No Brasil, as ojetivos do milênio para a área ambiental são: integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais até 2015; reduzir à metade, até 2015, a proporção sem acesso sustentável à água potáve segura; até 2020, ter alcançado uma melhora significativa nas vidas de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados.



Fonte: Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade - ORBIS. Indicadores do Milênio no Estado do Paraná 2007. Curitiba: 2007, p. 5 e 28.

Nenhum comentário: