sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente: dica ecológica n.2

( Foi solicitada a coleta do resíduo ao lado, na Central 156, do Município de Curitiba)
Apesar dos bombardeios de informações diárias sobre questões relevantes ao meio ambiente, ainda é comum encontrarmos resíduos de vários tipos dispostos incorretamente ao lado de vias da metrólopole curitibana, mundialmente conhecida como exemplo de cidade ecológica.
Quais os principais problemas na disposição incorreta de resíduos tecnológicos?
Segundo a pesquisadora Angela Cássia Rodrigues, esse tipo de resíduo possui metais pesados, entre os componentes e a principal consequência seria a contaminação de solo e de lençóis freáticos.

"Os produtos elétricos e eletrônicos, em geral possuem vários módulos básicos. Os módulos básicos comuns a esses produtos são conjuntos/placas de circuitos impressos, cabos, cordões e fios, plásticos antichama, comutadores e disjuntores de mercúrio, equipamentos de visualização, como telas de tubos catódicos e telas de cristais líquidos, pilhas e acumuladores, meios de armazenamento de dados, dispositivos luminosos, condensadores, resistências e relês, sensores e conectores. As substâncias mais problemáticas do ponto de vista ambiental presentes nestes componentes são os metais pesados, como o mercúrio, chumbo, cádmio e cromo, gases de efeito estufa, as substâncias halogenadas, como os clorofluorocarbonetos (CFC), bifenilas policloradas (PCBs), cloreto de polivinila (PVC) e retardadores de chama bromados, bem como o amianto e o arsênio 8 (in Waste from electrical and electronic products - a survey of the contents of materials and hazardous substances in electric and electronic products - 1995 Conselho Nórdico de Ministros.)

De acordo com WWI-Worldwatch Institute / UMA-Universidade Livre da Mata Atlântica (2001), as indústrias de alta tecnologia, como as de computadores e eletrônica, também se globalizaram nos anos recentes. A despeito de sua reputação inicial relativamente “limpa”, essas indústrias representam hoje um custo extremamente pesado para o meio ambiente. O setor de semicondutores utiliza centenas de produtos químicos, inclusive arsênico, benzeno e cromo, todos reconhecidamente cancerígenos. Mais da metade de todo o setor de manufatura e montagem de computadores - processos intensivos no uso de ácidos, solventes e gases tóxicos - está hoje localizada em países em desenvolvimento, conforme a Coalizão de Tóxicos do Vale do Silício, sediada em San José, na Califórnia. A Globalização Pressiona a saúde do Planeta"
(Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos - Angela Cássia Rodrigues)

Na listagem abaixo constam empresas que coletam resíduos tecnológicos:

Faça a sua parte: disponha corretamente os resíduos tecnológicos. A natureza agradece!

2 comentários:

Ações Tranformadoras disse...

legal a iniciativa bom mesmo visite o nosso e deixe um comentario seja nosso seguidor
bjs claudia

Mica .vai.la disse...

olá!
tenho um blog de biologia e queria saber se aceita parceria - http://mhp-bio.blogspot.com/ da uma olhada ve o que acha!