terça-feira, 8 de julho de 2008

Os benefícios da ISO 14001

A ISO 14001 é uma certificação que visa à regulação e normatização de questões ambientais envolvidas numa empresa com atividades industriais, comerciais ou de serviços. As organizações estão adotando este tipo de certificação porque há uma necessidade de abordagem sustentável para se manter ou conquistar espaço no mercado, através de seu desempenho e seus produtos. A ISO tem o desafio de garantir que os padrões individuais das empresas sejam compatíveis com os padrões dos crescentes modelos de negócios integrados, visando à modernização desses padrões e buscando a melhoria contínua.
A origem da ISO 14001 ocorreu em 1996, tendo sua base na ISO 9001 (qualidade). Há uma grande semelhança entre as duas certificações, pois qualidade e meio ambiente geralmente se complementam em uma unidade de negócios. Em 2004 saiu uma revisão da certificação 14001 e é a atual versão que está sendo implantada nas empresas.
Em setembro de 2005, um comitê técnico da ISO/TC 176 (gestão da qualidade) e ISO/TC 207 (gestão ambiental) se uniram para alinhavar as futuras exigências do sistema de gestão. Estima-se que em 2008 saiam os resultados da força tarefa iniciada em 2005. O resultado dessa revisão deve ser uma versão mais simples, sem muitas prescrições e detalhes, facilitando a implementação e manutenção da mesma. Atualmente a implementação da ISO 14001 é uma tarefa trabalhosa e dependendo da organização demora cerca de dois anos para a obtenção da certificação.
O órgão brasileiro responsável pela fiscalização e concessão dos direitos de certificar outras empresas, é o INMETRO.
A série 14000 reúne cerca de 30 documentos (normas, relatórios técnicos, etc) que abordam: sistema de gestão ambiental, auditoria ambiental, rotulagem ambiental, avaliação de desempenho ambiental, análise de ciclo de vida, aspectos ambientais nas normas dos produtos, projetos para meio ambiente, termos e definições.
De acordo com uma pesquisa elaborada pela revista Banas Qualidade, os principais benefícios da implantação da ISO 14001 são: maior visibilidade da empresa junto a clientes e fornecedores, retenção de clientes e melhores resultados financeiros.
Os motivos para a aplicação dessa certificação englobam desde o melhoramento da imagem da empresa frente à sociedade e consumidores até pedidos feitos por clientes que se preocupam com a questão ambiental.
Para incentivar a implantação da ISO 14001, observou-se que é necessário divulgar um cadastro das empresas que adotam boas práticas ambientais, informar mais sobre a legislação ambiental e questões técnicas, além de dar créditos e tipos de financiamento para investimentos em ações ambientais.
Fontes:
AMARAL, Sérgio P. Certificações Ambientais x Acidentes Ambientais: considerações sobre um caso real ocorrido em uma unidade de negócios da Petrobrás. Revista Meio Ambiente Industrial. São Paulo: 2001. P.66-70.
GAGNIER, Dan; SMITH, Trevor; PYLE, Jim. O futuro da ISO 9000 e ISO 14000. Revista Banas Qualidade. São Paulo: março de 2006. P. 38-41.
Os benefícios da ISO 14001. Revista Banas Qualidade. São Paulo: agosto de 2004. P. 106-112.

Nenhum comentário: