terça-feira, 8 de julho de 2008

Questões a serem revistas antes da certificação ISO 14001

Para facilitar as empresas na hora de iniciar um processo de implementação da certificação ISO 14001, a bióloga Roberta Alvares Campos, elaborou um checklist de verificação de itens primordiais para a obtenção da certificação.


1) A empresa já possui o processo de melhoria contínua implementado conforme o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act = ciclo do planejamento, execução , checagem e ação) baseado na ISO14001?
2) Se sim, o PDCA está rodando? Se não, esquematize urgentemente o seu PDCA antes mesmo da sua auditoria interna!
3) Qual o organismo certificador que vai certificar a sua empresa? É auditada pelo Inmetro? Se não, reveja se o seu objetivo/finalidade final do pedido de certificação exige que a empresa certificadora seja auditada/controlada pelo Inmetro.
4) O sistema documental está implementado? Impresso? Assinado? Revisado? Organizado sistematicamente e de fácil acesso no seu sistema de informática?
5) Como está organizado o sistema de backup de arquivos da empresa?
6) Como está o planejamento da auditoria interna da empresa? (Deve ser planejada, divulgada internamente e documentada).
7) Qual a periodicidade da auditoria interna?
8) Quem são os membros que compõem a auditoria interna? São colaboradores da mesma área/departamento auditado?
9) Qual é o procedimento (com riqueza de detalhes) da auditoria interna?
10) Quando será a auditoria interna? Se já ocorreu, houve alguma não-conformidade? Qual o prazo de resposta? Ele já foi atendido?


Para as auditorias internas recomenda-se seguir o seguinte roteiro:


A) Análise documental completa da área/setor auditado;
B) Verificação/visitação das pessoas envolvidas na execução das atividades da área auditada. Essas pessoas devem ser questionadas com o objetivo de identificar se os procedimentos e processos estão adequados e cumprem a norma NBR ISO14001:2004;
C) A equipe de auditoria interna conhece e compreende os fundamentos e requisitos adequados e que atendam às normas e de não-conformidade da ISO14001?
D) A equipe de auditoria interna preparou um roteiro e devido checklist para o dia da auditoria baseado na ISO14001?
E) A equipe de auditoria interna deve possuir um documento oficial de não-conformidade baseado nas normas de preenchimento da ISO14001 para ser utilizado no momento da auditoria.
F) A equipe de auditoria interna deve gerar um relatório final com todos os detalhes do procedimento.

O que são não-conformidades?Qualquer desvio das normas de trabalho, das práticas, dos procedimentos, dos regulamentos, do desempenho do sistema de gestão.

O que são ações preventivas?Ações preventivas (muito importante, pois se no dia da auditoria externa o auditor verificar uma não-conformidade, e está, já vem sendo tratada pelo setor auditado, esse quesito anterior pode ser desconsiderado como recorrente e grave pelo auditor externo, pois já foi observado e está sendo atendido): são estabelecidas conforme a normativa e tem objetivo de eliminar potenciais causas de não-conformidade, para evitar a sua ocorrência.

Contato:
Roberta Alvares Campos
Consultoria Ambiental e de Qualidade QSMS
(21)8696-6114 - Rio de Janeiro/RJ

Nenhum comentário: