terça-feira, 17 de junho de 2008

40 anos do Clube de Roma

Este mês o Clube de Roma completa 40 anos de existência e junto dele o conceito de desenvolvimento sustentável e para que tal marco não seja esquecido, está ocorrendo um encontro dos membros do clube onde serão discutidos itens e metas para o desenvolvimento sustentável no mundo.
Durante a festividade o clube irá comentar sobre o foco de suas futuras atividades como: a crise dos ecossistemas e a degradação do meio ambiente; a urgência em prosseguir com a economia baseada em baixas emissões de carbono para evitar as mudanças climáticas; os desafios da globalização e as vulnerabilidades do sistema econômico internacional; o aumento dos preços dos alimentos e energia, uma crescente competição por terras, água e outros recursos vitais de igual crescente população mundial; a crescente desigualdade em um mundo cheio de pobreza e depravação extrema de posses; a busca por justiça, segurança e paz em um mundo cada vez mais independente.
O Clube de Roma também está lançando um programa integrado de pesquisa internacional, consultoria, e atendimento de metas para líderes mundiais e para o público que se identifica com as estratégias e focos do Clube. O programa se intitula "Um novo caminho para o mundo em desenvolvimento".

Para saber como ocorreu a evolução histórica do Clube de Roma acesse o blog da Profa. Amália Maria G. Godoy.

"O conceito de sustentabilidade sugere que a sociedade seja capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras, preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. Os princípios de sustentabilidade norteiam-se em quatro aspetos: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito." (Margret Engel - Sustentabilidade - PUC/PR 2007).

Nenhum comentário: