quinta-feira, 19 de junho de 2008

Sacola retornável


Não é de hoje que as sacolas retornáveis, também conhecidas como Eco Bags ou simplesmente Shopping Bags, fazem parte do nosso dia-a-dia. As sacolas de tecido surgiram originalmente em 1862, sendo sinônimo de praticidade e baixo custo. Nos anos 80 elas ganharam força no Brasil, mas somente hoje, seguindo os passos da Europa, começam a frear uma praga moderna que acompanha o consumismo. Atualmente as Eco Bags além de demonstrarem que os seus usuários são ecologicamente responsáveis, tornaram-se objetos de moda. A produtora de moda Lilian Pacce chegou a expor vários modelos de sacolas retornáveis em uma exposição itinerante intitulada de "Eu não uso plástico".


Nos Estados Unidos, a cidade de São Francisco, foi pioneira ao banir as sacolas de plástico no ano de 2007 de todo o comércio. Tal atitude está sendo vista com surpresa e espanto, já que nos anos 50 iniciou-se o uso de sacolas plásticas pelos consumidores americanos, por se tratar de uma embalagem sanitariamente e ecologicamente mais favorável (não era mais necessário derrubar árvores para a produção de sacolas de papel). Com o passar do tempo eles notaram que as sacolas plásticas não eram tão ecológicas assim, já que eram facilmente encontradas em aterros sanitários, cursos d'água e enroscadas em animais marinhos.

O tempo de degradação do tecido é de 6 meses a um ano.
Para produzir 100 milhões de sacolas plásticas são necessários 430.000 galões de petróleo e o tempo estimado para a degradação de uma sacola plástica é de 100 anos. Estima-se que no Brasil são produzidas por ano mais de 200 mil toneladas de plástico, o que representa aproximadamente 10% de todo o lixo do país.

Fontes:






Nenhum comentário: